Lente Fácica Curitiba

Lente Fácica Curitiba

O que são lentes Fácicas? 

A lente intraocular fácica é uma lente artificial que é implantada dentro do olho sem a retirada da lente natural do olho.

Os primeiros ensaios clínicos de lentes intraoculares fácicas com o objetivo de corrigir erros de refração nos olhos datam da década de 50.

De lá para cá, inúmeros avanços foram obtidos e as lentes fácicas são atualmente utilizadas para correção de miopia moderada a grave, bem como hipermetropia, de forma segura e com altos índices de sucesso.

A técnica baseia-se na implantação de uma lente adicional artificial que promoverá a correção do erro de refração existente, aliada ao alto grau de segurança, que se deve ao fato de não existir alteração anatômica ou fisiológica do olho.

Esse tipo de lente também está indicado para cirurgias onde o laser não pode ser utilizado, devido à estrutura corneana apresentar-se muito fina.

Os implantes fácicos, têm se mostrado uma opção bastante satisfatória para pacientes que desejam a independência dos óculos ou das lentes de contato.

Indicação clínica

As lentes fácicas têm indicação clínica principalmente em pacientes que apresentam o cristalino transparente para correção de miopia moderada a grave ou hipermetropia.

São indicadas para pacientes com ceratocone e problemas visuais, onde a cirurgia a laser não é recomendada.

Há indicação também para pacientes jovens, que ainda não necessitam de óculos de leitura.

Pacientes idosos geralmente não têm indicação para implantes fácicos, sendo mais adequada a substituição da lente natural do olho (cristalino) por uma lente de prescrição adequada.

Através de uma consulta, todos os parâmetros são avaliados criteriosamente, de forma a se optar pelo melhor procedimento, que irá atender às necessidades de cada paciente.

Principais benefícios do implante fácico

O implante de lentes fácicas geralmente reduz de modo significativo os erros refrativos, sendo que um dos principais benefícios é a não existência de flap (disco de tecido corneano), que acaba por conferir mais segurança ao procedimento.

As lentes fácicas oferecem posicionamento estável e confortável, promovendo a correção da miopia média a alta, melhorando a acuidade visual do paciente, sem a necessidade do uso de óculos de grau ou lentes de contato.

As cirurgias são minimamente invasivas, trazendo estabilidade na qualidade visual, alta eficácia, acompanhada de recuperação visual bastante rápida.

Essas lentes possibilitam correção de aproximadamente 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo.

Outra vantagem dos implantes fácicos é trazer uma opção segura para pacientes que recebem contraindicação para cirurgia a laser.

A cirurgia é realizada com anestesia local não havendo necessidade de internação. A recuperação pode ser percebida já nas primeiras 24 horas.

WhatsApp