Combinação de Tratamentos para Ceratocone

O ceratocone é uma doença progressiva e seu estágio e características variam de paciente para paciente. Portanto, o tratamento será pautado de acordo com o estado clínico individual.

O Dr. Glauco Reggiane Mello explica que embora não exista cura para o ceratocone, os tratamentos atuais são capazes de melhorar muito a qualidade de vida do paciente, sobretudo, se for realizado um acompanhamento constante. Em muitos casos tem sido possível estagnar o desenvolvimento da doença.

Receber o diagnóstico do ceratocone causa medo e apreensão na maior parte dos pacientes, pois imagina-se de início que é uma condição muito grave e rara, porém, com o avanço da tecnologia e a maior profundidade dos estudos sobre o tema, é possível conviver e tratar o distúrbio antes que a visão seja prejudicada.

A combinação de tratamentos, visa preservar e resguardar a visão do paciente,  evitando a progressão do ceratocone.

Inicialmente, óculos são utilizados para corrigir o astigmatismo, em seguida as lentes de contatos rígidas podem ajudar neste processo. Procedimentos cirúrgicos são considerados, à medida que o aumento da curvatura da córnea torna-se mais rápido e acentuado.

Dentre os procedimentos mais realizados estão: o Cross-linking, o anel intraestromal, e em último caso, o transplante de córnea.

O objetivo de associar os tratamentos, é promover o que cada técnica tem de melhor, o que contribuirápara melhorar ainda mais a condição clínica do paciente. Portanto, não existe uma regra única para o tratamento, tudo dependerá do estudo do caso de cada paciente.

As técnicas atuais são bastante avançadas e contribuem muito com a melhora da qualidade de vida do paciente, bem como asseguram uma melhor acuidade visual.