Dúvidas Frequentes da Cirurgia Refrativa

Dúvidas Frequentes da Cirurgia Refrativa

Você tem dúvidas sobre Cirurgia Refrativa e seus benefícios? Veja abaixo as perguntas mais frequentes que Dr. Glauco recebe em seu consultório. Caso não encontre respostas às suas perguntas, agende uma consulta conosco.

O que é cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa trata-se de procedimento capaz de corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) através da aplicação de diferentes técnicas cirúrgicas. As mais utilizadas são o LASIK, laser de FEMTOSEGUNDO e o PRK. As cirurgias refrativas são procedimentos que possibilitam aos pacientes reduzirem ou até mesmo eliminarem o uso de óculos ou lentes de contato.

Quem pode se submeter a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa, está indicada para:

  • Pacientes com hipermetropia, miopia ou astigmatismo
  • Pacientes com idade acima de 21 anos
  • Pacientes com espessura corneana adequada à técnica a ser utilizada;

Para receber indicação clínica é necessária a realização de exames específicos que determinarão a possibilidade de se realizar ou não uma cirurgia refrativa.

Quais os benefícios da cirurgia refrativa a laser?

Entre os principais benefícios, estão: o conforto de diminuir e até eliminar o uso de óculos e lentes de contato, o que reflete na qualidade de vida no trabalho, na rotina do dia a dia, pratica de hobbies e esportes.

É possível tratar miopia e astigmatismo em conjunto?

Sim. A cirurgia refrativa permite a correção de miopia, hipermetropia, bem como astigmatismo isolado ou de forma associada. O potencial de correção irá depender dos parâmetros dos exames de cada paciente.

Pacientes com ceratocone, podem se submeter a cirurgia refrativa?

Não. O Ceratocone é uma alteração que distende a córnea tornando-a pontuda e irregular. Dessa forma, a correção refrativa poderá causar afinamento da córnea e alterando sua estrutura.

O que é Cirurgia Refrativa Personalizada?

Na cirurgia refrativa tradicional a correção é realizada sem levar em conta as características de cada um dos olhos, já a Cirurgia Refrativa Personalizada, é realizada levando-se em consideração as características e necessidades de cada paciente, respeitando a formação e particularidades de cada olho. Na personalizada utilizam-se aparelhos de laser de alta precisão, cada olho recebe tratamento específico, para além do grau, corrigir outras pequenas irregularidades que estejam interferindo na saúde da visão.

Quanto tempo demora o procedimento (cirurgia refrativa)?

Aproximadamente 20 minutos para ambos os olhos, podendo variar de acordo com a técnica escolhida.

Depois de quanto tempo posso notar a melhora na visão?

A melhora na visão depois da cirurgia é rápida. A maior parte das pessoas passa a ter uma visão melhor logo após a cirurgia, mas a visão ficara ainda melhor dentro de duas ou três semanas após o procedimento.

Trata-se de procedimento seguro?

O equipamento de laser tem recursos tecnológicos que o tornam um dos mais seguros e precisos da atualidade.

Em quanto tempo posso voltar ao trabalho e atividades rotineiras?

Depende muito da atividade desempenhada. A recuperação em geral é bastante rápida, embora haja variação individual. É ideal que o paciente esteja ciente que a melhora e o retorno às atividades ocorrerá de forma gradual, de acordo com suas condições de recuperação pessoais.

Qual anestesia é utilizada? Sentirei dor?

Não é utilizada anestesia. Colírios anestésicos são utilizados, com o objetivo de cingir qualquer sensação dolorosa. Os pacientes relatam certo desconforto, como sensação de areia nos olhos e lacrimejamento, pálpebras inchadas e olhos discretamente vermelhos.

Gestantes podem ser submetidas à cirurgia refrativa?

Não. Gestantes ou lactantes não podem se submeter a cirurgia refrativa a laser, devido às diversas alterações hormonais ocorridas nesse período.

Quais são os riscos da cirurgia refrativa?

Cirurgias refrativas são atualmente bastante seguras. Problemas de ocorrência de complicações são estatisticamente muito baixas.

Porém, esses dados não significam que esse procedimento esteja completamente livre de riscos; no entanto tais riscos são reduzidos através de cuidados do cirurgião com o paciente, da equipe e também do centro cirúrgico.

Em caso de eventual complicação, haverá tratamento específico orientado pelo médico, para que seja alcançado, no tempo mais breve possível, o resultado anteriormente programado, sendo neste momento e durante todo o processo, de extrema importância que o paciente siga todas as orientações do oftalmologista.

Qual o preço da cirurgia refrativa a Laser?

Para consultar o valor da cirurgia refrativa e condições de pagamento, entre em contato conosco.

WhatsApp