Cirurgia de Catarata em Curitiba

Cirurgia de Catarata em Curitiba

Dentre os cinco sentidos que possuímos, a visão é um dos mais importantes em todas as fases da nossa vida. Segundo algumas pesquisas, dependemos de 50 a 80% da nossa capacidade visual para interagir com o meio; além disso, o uso de tecnologias com telas vêm acentuando ainda mais a importância deste sentido.

Porém, à medida que envelhecemos, todos os sentidos passam a ter algum tipo de degeneração causada pelo processo natural de envelhecimento das células. Na terceira idade a visão torna-se ainda mais importante, pois pode provocar acidentes. A visão cumpre um importante papel, garantindo mais autonomia para o indivíduo, sobretudo após os 60 anos de idade.

Os olhos, assim como os demais órgãos, são influenciados pelo processo de envelhecimento. A Catarata causa a opacidade do cristalino, lente natural do olho, responsável por garantir o foco. A este processo de opacidade total ou parcial do cristalino, é dado o nome de catarata. Trata-se de uma condição progressiva, considerada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como uma das principais causas de cegueira reversível no mundo.

olho com catarata em curitiba
Olho com Catarata em estágio avançado: cristalino opaco.

A catarata afeta o cristalino deixando-o opaco, desta maneira, a visão fica embaçada, prejudicando a capacidade de enxergar em todas as distâncias.

Qual o tratamento para a Catarata?

O único tratamento disponível para a catarata é a cirurgia que consiste remoção do cristalino afetado e sua substituição por uma lente intraocular.

A remoção é realizada através de um processo cirúrgico, conhecido como facoemulsificação, no qual o cristalino é quebrado e, ao mesmo tempo aspirado, através de um equipamento preciso e muito eficiente. O procedimento é rápido e são aplicados colírios anestésicos para que o paciente não sinta dor.

Lente intra ocular para Catarata

Após a remoção do cristalino, é inserida em seu lugar uma lente intraocular, que terá o mesmo papel do que foi removido, ou seja, promover e devolver ao paciente o foco da visão.

As lentes intraoculares podem reduzir ou eliminar completamente a necessidade dos óculos e lentes de contato convencionais.

lente intra ocular para catarata em curitiba
Exemplo de Lente Intra Ocular (LIO) para Catarata

Atualmente existem centenas de modelos de lente intraoculares, cada uma tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, a partir dos 40 anos de idade os olhos sofrem com a PRESBIOPIA, que causa dificuldade para enxergar de perto. Assim, pacientes que utilizem óculos devido à MIOPIA, ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA continuarão precisando de óculos se forem utilizadas lentes intraoculares convencionais.

As lentes intraoculares que substituem o cristalino possuem tecnologias variadas, qualidades e funções diversas, que podem influir numa melhor visão do paciente, isso porque têm a capacidade de corrigir o grau de perto, média e longa distância, melhorando a qualidade da visão como um todo.

O médico oftalmologista é o profissional indicado para orientar o paciente sobre qual lente intraocular é a mais indicada para cada caso.

Tudo o que você precisa saber sobre Catarata

Abaixo alguns artigos sobre a Cirurgia de Catarata. Clique sobre o link sublinhado para abrir a página com o conteúdo sobre o tema desejado.

Cirurgia de Catarata em Curitiba – Dr. Glauco

Dr. Glauco Reggiani Mello é fellow em Catarata pela UFPR e Hospital de Olhos do Paraná; é professor e médico oftalmologista da UFPR, atuando no ensino das cirurgias de catarata aos residentes da UFPR. Dr. Glauco atende na Ocularis – Oftalmologia Avançada, em Curitiba.

Agende sua consulta:

Endereço: Emiliano Perneta, 466, Centro – Curitiba – PR
Telefone: (41) 3326-3300
WhatsApp: (41) 998.765.432

WhatsApp